Selecção de Textos

Secção dedicada ao desenvolvimento da base de dados de ficção especulativa portuguesa e consequente selecção de textos para uma antologia.

Selecção de Textos

ricardolourenco
Site Admin
Registado: 05 nov 2017, 13:02

05 nov 2017, 13:43 #1

Antes de apresentar o esboço do processo de selecção de textos para a antologia, gostaria apenas de indicar que os pontos que se seguem muito provavelmente sofrerão diversas alterações. Encarem-nos com um ponto de partida para a discussão. Tentarei também ser sucinto; assim que os critérios estiverem definitivamente estabelecidos, tratarei de escrever algo mais elaborado.

Processo de Selecção de Textos
 
Fase I
Cada texto elegível deverá ser avaliado por 2-3 pessoas. Não se trata de uma avaliação numérica, mas sim de um mero parecer positivo ou negativo; os textos que obtiverem dois ou três pareceres positivos serão incluídos na shortlist enquanto os restantes ficam pelo caminho. O parecer positivo deverá ser dado apenas quando, na opinião do avaliador, o texto em causa apresenta uma qualidade acima da média; não basta, portanto, que o texto seja apenas competentemente escrito: tem de se destacar dos demais.

Todos os pareceres (e respectivos responsáveis) serão incluídos na base de dados, base essa que, como sabem, é de acesso livre.

Critérios de Exclusão
  • Textos para os quais não seja possível encontrar a respectiva fonte (websites extintos que não constam no Internet Archive, publicações impressas para as quais não foi possível encontrar quaisquer exemplares, antologias ou colectâneas que não se encontrem à venda on-line nem estejam disponíveis na rede de bibliotecas, etc.).
  • Literatura infanto-juvenil.
  • Textos com menos de 500(?) palavras.
  • Textos com mais de 15.000(?) palavras.
Regras de Avaliação
  • Um avaliador não pode dar um parecer sobre um texto da sua autoria.
  • Creio que, para evitar que alguém tenha uma influência muito superior aos restantes, se deverá estabelecer uma % máxima sobre o total de avaliações.
Fase II
Estabelecida a shortlist, deverá ser constituído um júri para avaliar os textos seleccionados. Cada elemento do júri atribuirá uma pontuação numérica, em escala a definir, sendo incluídos na antologia os que tiverem a pontuação mais elevada.

Regras
  • Só poderá ser incluído na antologia um texto por autor.
  • A selecção final estará também sujeita a ajustamentos necessários para tentar garantir, se possível, um certo equilíbrio em termos de género.
Notas finais
Como se pode verificar, o processo é bastante transparente. Compreendo que muitas das pessoas do meio se conhecem, e que isso torna difícil uma total imparcialidade, mas espero que não se inibam e contribuam para esta iniciativa sem receio de ferir susceptibilidades alheias.

Note-se também que a publicação da antologia não ficará a cargo do Projecto Adamastor, já que este se dedica exclusivamente a obras ao abrigo do domínio público, pelo que estará sempre dependente do interesse por parte das editoras, ou de métodos alternativos como o crowdfunding.

Resta-me apenas referir um ponto: o horizonte temporal a considerar. Creio que quanto a este tema tudo dependerá da quantidade de textos que viermos a seleccionar. Das duas uma: ou se prepara uma antologia que inclui textos produzidos desde o séc. XIX à actualidade ou, em alternativa, se separam os textos editados nos sécs. XIX e XX daqueles que foram publicados no presente século. De uma forma ou de outra, parece-me importante não menosprezarmos os autores «clássicos», embora considere também que, em termos de divulgação, devemos dar primazia aos novos autores.
Reply