Leucemia

Esta é a tua zona de convívio. Fala sobre tudo e mais alguma coisa.

Leucemia

Nadering
Pele-de-Lobo
Nadering
Pele-de-Lobo

20 Sep 2008, 12:10 #1

Acho qe quase todos ja ouviram falar desta doença... O que sabem sobre a leucemia?
"Look how far that little candle throws his beams! So shines a good deed in a naughty world." - William Shakespeare

Nadering*
Reply
Like

Alforat
Druida

20 Sep 2008, 21:00 #2

Pelo que eu sei é um cancro que afecta as células sanguíneas.
Reply
Like

Mariposa
Tuatha De
Mariposa
Tuatha De

21 Sep 2008, 13:38 #3

Bem, falar sobre doenças não é uma das coisas mais positivas que me passe pela cabeça para um fórum destes, embora obviamente estejamos prontos para tudo.

Se procuras informação sobre este assunto, recomendo-te o site da Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas.

Além da informação sobre a doença, tratamentos, etc, tens o contacto da associação, para te esclarecerem sobre qualquer dúvida e darem aconselhamento.
Reply
Like

Nadering
Pele-de-Lobo
Nadering
Pele-de-Lobo

24 Sep 2008, 11:37 #4

Tens razão Mariposa, não é dos melhores temas para um forum, desculpa :no:

Gostava apenas de saber se alguém no fórum já passou por algo parecido, visto que esta doença me foi diagnosticada há uma semana...
"Look how far that little candle throws his beams! So shines a good deed in a naughty world." - William Shakespeare

Nadering*
Reply
Like

Shadow_Queen
Tuatha De

24 Sep 2008, 11:51 #5

Oh Nadering lamento imenso :cry:

Conheço um menino, irmão de um amigo meu, que teve essa doença, mas felizmente já está curado. A cura é um precesso complicado mas vais ver que vais conseguir ficar boa, eu acredito que sim!
Então com a evolução que há hoje em dia... Cada vez mais se descobrem tratamentos mais eficazes, melhores medicamentos...

Se precisares de alguma coisa diz, a sério! :)
Reply
Like

static_pulse
Druida

24 Sep 2008, 14:03 #6

Podes ter a certeza que podes contar com o pessoal todo aqui do fórum...Acho que não vou ficar mal vista se disser que toda a gente só espera que tudo corra bem...De qualquer maneira tens sempre o autografo da nossa querida JM para te animar e a nós para dar força sempre que precisares! :D

Do the impossible.See the invisible.Touch the untouchable.Break the unbreakable.
Reply
Like

Catarina
Mercenário
Catarina
Mercenário

24 Sep 2008, 15:40 #7

Nadering, força! Não vou mentir e dizer que é uma doença que se ultrapassa facilmente. Mas há casos e casos! Quando era miúda tinha um amigo na Covilhã que teve leucemia. Andou uns tempos bem mal, mas depois com uma transferência de medula da irmã ficou mais que curado! Nunca se deixou ir abaixo e estava sempre connosco quando possível.

Uma prima da minha melhor amiga também teve leucemia há pouco tempo. Foi mais forte que a do meu amigo, mas cá está ela para contar tudo! Está óptima!

Sê forte e mantém a esperança. Segue o tratamento indicado e não te deixes ir abaixo. Espero mesmo que corra tudo bem! Estou a torcer por ti! Vai correr tudo bem vais ver!
Reply
Like

Mariposa
Tuatha De
Mariposa
Tuatha De

24 Sep 2008, 17:32 #8

Eu e a minha "bocarra"... Obviamente não estava a sugerir que o tema era despropositado, simplesmente é uma daquelas coisas difíceis de falarmos... :cry:

Como já disseram antes de mim, podes contar connosco para o que precisares. Nem que seja apenas para desabafares... Estamos aqui para isso!

Força! :hug:
Reply
Like

Kech
Druida
Kech
Druida

24 Sep 2008, 23:38 #9

Venho prestar solidariedade.... sei bem o que é diagnosticarem-nos uma doença da categoria chata. O que te posso dizer é que é muito importante a forma como lidas com ela, ou seja, é importante que não a encares como uma sentença. Acredites, ou não, mas até era bom acreditares, o nosso humor, alegria, vontade de viver, podem fazer mais por nós que muita medicina junta, é quase como um poder mental que cura pelas boas vibrações. Ok, tudo muito bonito, mas há dias em que me sinto realmente mt mal e não dá para afastar a falta de paciencia e um terrivel mau humor, é verdade, digo-o eu, que por sinal estou aqui a rebolar-me com dores. Não ajuda nada entrar numa má onda, até parece q piora todo o estado fisico. Por isso sorri para a vida, mal não te faz.... e bem, logo se vê.

Td de bom.... qq coisa comunica... ;)

edit: e já agora tenta cumprir religiosamente com as indicações médicas, que por sinal também é muito importante.
Reply
Like

canochinha
Tuatha De

25 Sep 2008, 09:27 #10

Nadering, lamento imenso.

O meu pai tem leucemia crónica já há mais de um ano, mas só lhe foi diagnosticada por volta de Fevereiro. Foi devastador, e apesar de não ter sido comigo consigo imaginar minimamente pelo que estás a passar.
Do que eu sei, existem dois tipos de leucemia: a aguda e a crónica. A primeira costuma progredir mais depressa e a segunda não tem cura possível. De qualquer forma, há muita informação na Internet e de certeza que o médico que te vai acompanhar te vai explicar tudo muito bem.
Resta-me desejar-te toda a força do mundo e as melhoras!
Estante de Livros: Blog|Fórum
Reply
Like

Riona
Druida
Riona
Druida

25 Sep 2008, 17:31 #11

Kech @ Sep 24 2008, 11:38 PM wrote: O que te posso dizer é que é muito importante a forma como lidas com ela, ou seja, é importante que não a encares como uma sentença. Acredites, ou não, mas até era bom acreditares, o nosso humor, alegria, vontade de viver, podem fazer mais por nós que muita medicina junta, é quase como um poder mental que cura pelas boas vibrações. Ok, tudo muito bonito, mas há dias em que me sinto realmente mt mal e não dá para afastar a falta de paciencia e um terrivel mau humor, é verdade, digo-o eu, que por sinal estou aqui a rebolar-me com dores. Não ajuda nada entrar numa má onda, até parece q piora todo o estado fisico. Por isso sorri para a vida, mal não te faz.... e bem, logo se vê.
Não, mal não faz, pelo contrário, uma atitude positiva ajuda imenso. Já se sabe que é talvez a atitude mais difícil a ter quando se está verdadeiramente doente, tal como disse, e muito bem, o Kech, mas se a conseguires ter, vais ver que será para ti uma força extra para a tua batalha.

Ah, e acho que fizeste bem em desabafar com a malta. Não se ganha nada em negar estas doenças e vê-las como tabu´. As pessoas ainda têm uma certa "vergonha" de admitir sofrerem estas doenças graves, neste caso o cancro - é verdade, é uma palavra "feia", e tem conotações e implicações ainda mais "feias", mas não falar das coisas não as impede de existirem, de serem reais. O silêncio em relação a estas doenças não ajuda em nada, e muitas vezes contribui, até, para o isolamento de quem delas sofre, e para que se perca ainda mais as forças.

Quanto à parte técnica/ científica, a leucemia é algo bastante complexo, há vários tipos, com diferentes clínicas e prognósticos associados. Tenta ter algum cuidado com o que pesquizares na net, porqe pode haver coisas que não correspondam à verdade. De qualquer maneira, penso que os sites "oficiais", como aquele de que a Mariposa te deu o link, contêm informação segura. Bem como os links associados a esse site.

Um grande abraço, e os votos de muita força, que vais precisar nos próximos tempos. :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug: :hug:
Reply
Like

dolphin_star
Pele-de-Lobo
dolphin_star
Pele-de-Lobo

25 Sep 2008, 22:07 #12

Querida Nadering, quero juntar a minha força e os votos de que consigas ultrapassar com garra este momento menos bom, e eu concordo em género, grau e (qualquer coisa que agora não me lembro e que completa a expressão) com tudo o que foi dito aqui antes. Nós mais do que termos livros e escritores (aqui nomeadamente escritora) em comum, tornámo-nos amigos, de quem distamos apenas de um teclar de letras e estamos aqui para os bons momentos como para os maus, os laços que nos unem são mais profundos que o gosto por um determinado género literário. Agora, para poderes armazenar forças, além de contares connosco para o que precisares (se for preciso criamos um encontro só para te ir animar) agarra-te às recordações do nosso dia em Sintra com a Nossa Juliet e às suas histórias para afastar as dores, os dias maus, a ansiedade e até, sim, porque ele existe quando somos confrontados com nossa própria mortalidade, o medo. Tem fé e confiança que vais ultrapassar isto, estamos aqui contigo a dar-te força e energia positiva para que daqui a muitos anos possas celebrar a derrota desta doença. Estamos aqui, acho que falo por todos, chama-nos
SEMPRE que precisares. Muita FORÇA E MUITA SORTE, é o que te desejo e não esmoreças nunca, só assim VAIS conseguir vençer esta batalha.

Lembra-te o que não nos derruba, torna-nos mais fortes.

Keep Well And Ocean Dreams...
Quando tu apareceste, eu estava a sair dos perdidos e achados da dor, mas sentia-me bem com o corpo a descansar dos altos e baixos do amor (..) O meu passado recente tinha sido doloroso.Portanto não me acuses da dor que dizes sentir agora, deixa-me só no meu canto a vida segue lá fora.
Reply
Like

Kech
Druida
Kech
Druida

25 Sep 2008, 22:28 #13

É por isso que o pessoal faz Tabu, parece que de repente toda a gente sente uma pena enorme, como se já estivessemos com o destino traçado e fossemos um caso perdido. Não percebem? São burros? Querem um desenho? O sentimento tipo PENA é totalmente dispensável. Contra aquilo que possam esperar todos morremos um dia, isso é mais do que garantido, seja hoje ou amanhã, ou daqui a 1000 anos, até lá somos iguais, todos, os doentes e os não doentes.

Agora falo por mim: uma das coisas que mais me irritou, e garanto-o que me irritou profundamente, foi terem pena de mim, olharem-me como se fosse um bixo raro, mas especialmente lembrarem-me todos os dias que estou doente. Erhm.... eu sei, não preciso q me recordem disso todos os dias. Sei que o tópico não é cmg, mas sinto-me no direito de chamar a atenção para isso.
Reply
Like

static_pulse
Druida

26 Sep 2008, 05:41 #14

Cala-te Kech,deixa de ser chato. :hehe: Se há alguém que tem de dizer alguma coisa é a Nadering.Se a pena e o que as pessoas dizem a incomoda tem que ser ela a dizer porque se não nunca vai ter coragem para dizer o que quer que seja.É a maneira de reagir das pessoas e não é por estares a bater no ceguinho que fazes melhor.Cada pessoa é como é!!De qualquer maneira quero só fazer um perqueno reparo ao que a Dolphin_Star disse.Não é daqui a muitos anos que vamos celebrar o fim desta doença.É o mais depressa possivel.A Nadering vai ultrapassar as coisas depressa, com ou sem a nossa ajuda, porque acredito que é suficientemente forte para isso.Mas numa coisa eu concordo com o Kech.Ter pena não ajuda ninguem!!O pessoal tem é que andar animado e dizer fazer maluqueiras, tudo fica muito mais fácil!! :D

P.S. Desculpa lá Kech.Não fiques ofendido :rofl: mas é que às vezes és mesmo chato... :doh:

Do the impossible.See the invisible.Touch the untouchable.Break the unbreakable.
Reply
Like

Riona
Druida
Riona
Druida

26 Sep 2008, 10:53 #15

Kech: tal como a static pulse referiu, a pena é uma relação natural, de empatia, própria da condição humana, que as pessoas têm para com aqueles que sofrem. Pela minha experiência enquanto enfermeira, e também pelos casos que já vi na minha família, a maioria das pessoas reage como tu, rejeitando a pena, erguendo a cebeça e vivendo a vida com normalidade, pois é essa atitude que os faz vencer cada luta. Passa-se isso com uma prima minha, nunca falamos directamente no diagnóstico, ela recusa terminantemente a aceitar que tenham pena dela, mas sabe que tem o nosso apoio, e assim vai mantendo as forças, continuando a viver a vida dela .
Mas já vi também algumas pessoas que se sentem confortadas com a pena dos outros, e vê-los sempre todos animados deixa-as quase como que ofendidas. Não sei bem porquê, será por egoísmo? Será porque vendo os outros com pena sabem que também estão a passar por uma espécie de luto e isso os ajuda? Não te sei responder a isso com certeza, quero apenas dizer com este palavreado todo que as pessoas são diferentes na sua maneira de reagir, cabe-nos a nós tentar perceber de que forma cada uma precisa do nosso apoio e tentar corresponder a essas necessidades.
Nadering, a pena das pessoas vai ser estar sempre presente, quer a demostremos, quer não. Cabe também a ti veres o que mais necessitas, de mimos, de pena, que se ignore a situação, que se passe o tempo a contar piadas, que te deixemos "falar" dos teus medos, chorar, ou então rir às gargalhadas por qualquer macacada, etc... A minha mãe tem uma amiga que vai passando por todas estas fases, as pessoas lá se vão adaptando e a luta continua, tal como a vida.
Reply
Like